O nosso bairro

Reduto de artistas plásticos, escritores, arquitetos, produtores e músicos, o Santo Antônio Além do Carmo é um dos bairros mais antigos de Salvador. Dividido entre a atmosfera cosmopolita e a preservação da cultura popular, o bairro está situado entre o Pelourinho e o Barbalho e o cenário do seu largo assemelha-se ao de uma cidade do interior, com uma paróquia, um coreto e uma praça

O Forte de Santo Antônio Além do Carmo destacou-se no século XVII como um dos maiores pontos de resistência baiana à nova tentativa holandesa de reconquista de Salvador. Na época da Ditadura Militar, já transformada em Casa de Detenção, abrigou muitos presos políticos.

Atualmente, o Forte da Capoeira promove aulas de capoeira, palestras, seminários, exibição de filmes, entre outros eventos culturais,o Centro Esportivo de Capoeira Angola, do Mestre João Pequeno de Pastinha e o Grupo de Capoeira Angola Pelourinho, do Mestre Moraes.

 

Na Bahia existem duas maneiras de se preparar os pratos "afros". Uma mais simples, sem muito tempero, que é feita nos terreirosde candomblé para serem oferecidos aos Orixás, e a outra, fora dos terreiros, onde as comidas são preparadas e vendidas pelabaiana do acarajé e nos restaurantes, e nas residências, que são mais carregadas no tempero e mais saborosas.

O Pelourinho
Bloco Olodum

O Pelourinho, popularmente chamado de Pelô, oferece inúmeras atrações artísticas e musicais. Há uma concentração de bares, restaurantes, boutiques, museus, teatros, igrejas e outros monumentos de grande valor histórico. . Há também as ensaios do grupo Olodum, cada domingo e terça-feira.

No Pelourinho, estão as sedes de várias organizações, tais como:

Fundação Jorge Amado
Entre em Contato

 

flaviataiano@gmail.com

    Endereço

    Rua Direita de Santo Antonio108

    Salvador-Bahia 40301-280

    Aceitamos
    Show More